Araxaense Edgard Suzuki conquista 3º lugar no Mineiro de Xadrez Clássico Absoluto 2025
Promessa do xadrez araxaense, jovem de 15 anos segue firme
na agenda de torneios e mira novas conquistas em setembro.
Fotos: Academia Araxaense de Xadrez
O talento araxaense Edgard Nascimento de Souza Suzuki, de apenas 15 anos, brilhou no tabuleiro durante o Campeonato Mineiro de Xadrez Clássico Absoluto 2025, realizado entre os dias 28 e 31 de agosto, no Hotel Fênix, em Varginha, ao conquistar o terceiro lugar.
O torneio, que teve como objetivos definir o campeão mineiro da temporada e movimentar o rating (ranking) da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), reuniu enxadristas de alto nível e foi disputado em sete rodadas, com tempo de reflexão de 60 minutos e acréscimo de 30 segundos por lance.
Representando a Academia Araxaense de Xadrez, Edgard demonstrou maturidade e técnica, encerrando a competição na 5ª colocação geral, com 5 pontos em 7 possíveis — resultado de 4 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, justamente para o campeão geral do torneio, Daniel de Freitas Castro.
Edgard Suzuki está ao lado dos medalhistas e dos contemplados
com os troféus no Mineiro de Xadrez Clássico Absoluto 2025
Apesar do quinto lugar no quadro geral, Edgard recebeu o título de 3º colocado no Campeonato Mineiro, já que o campeão e o vice residem em Santa Catarina, e a premiação estadual é destinada exclusivamente a jogadores mineiros. Além da conquista inédita, o araxaense também foi reconhecido como o melhor Sub-16 da competição, confirmando seu potencial como uma das grandes promessas do xadrez em Minas Gerais.
Com cada lance, Edgard vem transformando sonhos em realidade e escrevendo páginas de glória para o esporte araxaense. O jovem atleta já tem novas competições programadas para setembro, nas quais seguirá representando Araxá com dedicação.
